por que blecautes ou apagões acontecem?como podem ser evitados?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por que blecautes ou apagões acontecem?
Blecaute, Blackout ou apagão é um evento que ocorre no gerenciamento da carga do sistema elétrico quando a demanda excede a capacidade geradora/limites operativos do sistema de transmissão. Grandes blecautes podem ocorrer devido a: ... influência do mercado de energia e do sistema regulatório.
Como podemos evitar Blecaute, Blackout ou apagão?
Manter em funcionamento as extensas redes elétricas de um país, evitando os tão temidos apagões, é um desafio global, mas com nuances regionais. Um levantamento da organização Climate Central, sediada em Princeton, mostra, por exemplo, que as bruscas alterações climáticas, que intensificam fenômenos como chuvas, ventos, tornados ou furacões, são a maior ameaça para a rede de energia dos Estados Unidos. Entre 1984 e 2012 o número de apagões no país cresceu dez vezes por causa do agravamento dos extremos climáticos, provocando prejuízos anuais entre US$ 20 bilhões e US$ 55 bilhões.
E como as redes são muito extensas, chegamos a um ponto em que uma simples queda de árvore pode causar um apagão quilométrico. Considerando que os extremos climáticos não se reduzirão tão cedo, o problema requer o desenvolvimento de novas tecnologias da rede elétrica para, pelo menos, minimizá-lo. Uma das opções que mais vem dando resultado é a da energia distribuída, em que pequenas usinas movidas a motores ou turbinas geram a energia necessária localmente, sem a dependência de extensas redes de distribuição. E como são de fácil e rápido acionamento, podem em poucos minutos começar a gerar energia durante um apagão.
Já pesquisadores da Universidade do Alasca sugerem uma solução ecológica: as microrredes. Em vez de usinas gigantes gerarem grande quantidades de energia para serem distribuídas em longas redes, as comunidades produziriam a própria energia com tecnologias solares, eólicas ou de biomassa, que seria distribuída localmente.
No Brasil, sobrecarga
De acordo com o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), desde 2011 o Brasil sofreu com 181 apagões, sendo 45 interrupções somente em 2013 e 13 até junho deste ano, com sete de grandes proporções. Mas por motivos diversos: sem furacões, tornados ou tempestades de neve, os colapsos na rede elétrica se devem basicamente à sobrecarga do sistema ou, em menor grau, ao desgaste de equipamentos. O excesso de calor no verão (intensificando o uso de ar condicionado, por exemplo) ou a redução dos custos da tarifa (incentivando o consumo) são algumas das razões da sobreuso energético que acaba levando ao apagão.
Além disso, um sistema de gerenciamento ainda não tão eficiente provoca desperdício anual equivalente à metade da geração de energia da usina de Itaipu, segundo cálculos da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia, o que ressalta a necessidade de novas tecnologias para aperfeiçoar esse gerenciamento.
Espero ter ajudado, se estiver errado avise-me :) Bons estudos! Abraços!
Obs: Se possivel, você pode me dar "melhor resposta"?