Por que bebidas esportivas podem causar problemas renais?
Soluções para a tarefa
Caro estudante,
As bebidas esportivas, chamadas bebidas isotônicas, são largamente utilizadas em atletas e praticantes de atividades físicas.
Essas bebidas foram desenvolvidas com o intuito de repor líquidos e sais minerais perdidos na transpiração. Durante a transpiração ocorre a perda de sais minerais, principalmente de sódio, potássio e magnésio, elementos importantes para diversas funções, como a contração muscular.
Por apresentarem elevadas concentrações de eletrólitos (sais minerais), as bebidas isotônicas não devem ser ingeridas em excesso, pois sobrecarregam os rins, levando ao seu mau funcionamento.
Deve-se, portanto, ter bastante cuidado ao ingerir este tipo de bebida, principalmente, pessoas que não são praticantes de atividades físicas.
Bons estudos!
O teor de sódio não pode ser considerado um fator limitando de uso, por ser muito inferior ao de alguns produtos farmacêuticos, e mesmo o soro caseiro. Essa recomendação está expressa nos rótulos dos produtos disponíveis no mercado brasileiro. A RDA (Recomended Dietary Allowances). Publicação de pesquisa americana que estabelece as necessidades de nutrientes para a população, recomenda a ingestão de até 6 g de cloreto de sódio por dia. Uma embalagem de 500 ml de isotônico contêm 225 mg de sódio, o que significa 1/10 da quantia verificada pela RDA.
Contra-Indicação: Pessoas hipertensas e doentes renais ou que tenham retenção de líquidos devem consultar seu médico antes de consumir bebidas isotônicas.
É importante lembrar também que o isotônico possui calorias e se você é sedentário e tomar em excesso vai engordar. Bjuxxx...