Por que as vitaminas são alimentos reguladores? Cite as principais vitaminas, sua função , fonte e o que ocorre no organismo a sua deficiência.
Soluções para a tarefa
Atuam sobre o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.
Vitamina C (ácido ascórbico) ...
Vitamina A (retinol) ...
Vitaminas do complexo B. ...
Vitamina E (tocoferol) ...
Vitamina K. ...
Vitamina D (calciferol)
1. Vitamina C (ácido ascórbico)
O ácido ascórbico é fundamental para o fortalecimento do nosso sistema imunológico, além de ter funções cicatrizantes e papel importante na prevenção de problemas cardíacos.A vitamina C é normalmente encontrada em frutas ácidas, como tomate, laranja, limão e acerola.Os sintomas da deficiência de ácido ascórbico são sangramentos gengivais, cicatrização lenta de machucados e feridas, dores de cabeça e fadiga.
2. Vitamina A (retinol)
É muito conhecida como a ”vitamina da visão” — graças ao seu papel na regeneração dos olhos. Além disso, previne os sinais do envelhecimento, pois age como protetor solar natural, e possui capacidade antioxidante.
Quem tem deficiência em vitamina A pode apresentar sinais como cegueira noturna, alterações na pele, ressecamento ocular. Para evitar esses problemas, dê preferência para alimentos ricos nessa substância, como cenoura, manga, fígado, espinafre e leite.
2. Vitamina A (retinol)
É muito conhecida como a ”vitamina da visão” — graças ao seu papel na regeneração dos olhos. Além disso, previne os sinais do envelhecimento, pois age como protetor solar natural, e possui capacidade antioxidante.
Quem tem deficiência em vitamina A pode apresentar sinais como cegueira noturna, alterações na pele, ressecamento ocular. Para evitar esses problemas, dê preferência para alimentos ricos nessa substância, como cenoura, manga, fígado, espinafre e leite.As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em carnes (principalmente fígado), ovos, leite e vegetais de coloração verde-escuro, como couve e espinafre.
A deficiência dessas substâncias pode causar malformações fetais, anemia megaloblástica, convulsões, amenorreia e problemas na pele.
4. Vitamina E (tocoferol)
É uma grande aliada na luta contra as doenças cardíacas, combatendo os radicais livres (moléculas pouco estáveis e imprevisíveis que circulam no nosso corpo).O gérmen de trigo, as oleaginosas e os vegetais folhosos de coloração verde-escura são os alimentos em que podemos encontrar essa substância.A falta dessa vitamina pode ocasionar esterilidade, envelhecimento precoce e fadiga.
5. Vitamina K
Além de ser excelente para a saúde musculoesquelética, a vitamina K é responsável pelo controle da coagulação sanguínea, prevenindo sangramentos e hemorragias — além de fortalecer a estrutura óssea, pois age como fixador do cálcio nos ossos.Por isso, a deficiência em vitamina K pode se apresentar com sangramentos que não estancam e enfraquecimento ósseo. Para evitar esses problemas, consuma verduras e dê preferência às folhas verde-escuras.
6. Vitamina D (calciferol)
Essa substância é responsável pelo controle de diversos genes e pelo auxílio do depósito de minerais nos tecidos, como é o caso do cálcio.
Os alimentos ricos em calciferol são:
peixes (sardinha, atum e salmão);
cogumelos;
ovo;
fígado bovino.
Além disso, o corpo produz vitamina D quando exposto ao sol .Os sintomas mais comuns da falta de vitamina D são o raquitismo e problemas ósseos.
Resposta:
RETINOL - provoca XEROFTALMIA, pela falta de vitamina A; esta vitamina pode ser encontrada em VEGETAIS AMARELADOS.
TIAMINA - provoca BERIBÉRI, pela falta vitamina B1; esta vitamina pode ser encontrada em CEREAIS INTEGRAIS.
ÁCIDO ASCÓRBICO - provoca ESCORBUTO, pela falta de vitamina C; esta vitamina pode ser encontrada em FRUTAS CÍTRICAS.
Falta de vitamina K - provoca HEMORRAGIAS; tal vitamina pode ser encontrada em VEGETAIS VERDES.
CALCIFEROL - provoca RAQUITISMO, pela falta de vitamina D; esta vitamina pode ser encontrada ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU.