Ed. Física, perguntado por larissa9358, 8 meses atrás

Por que as práticas corporais de aventura são as que mais se aproximam das discussões sobre a preservação ambiental ?

me ajudem prfv ❥︎♡︎ꨄ︎​

Soluções para a tarefa

Respondido por dionatan20
2

Resposta:

A contemporaneidade vem evidenciando o surgimento ininterrupto de novas possibilidades de práticas físicas, dentre elas aquelas ligadas à natureza. Nesse sentido, as atividades de aventura surgem em decorrência de uma série de fatores no contexto social como a racionalização do tempo, configuração atual do trabalho, necessidade de expressão e mudanças no ser humano, (re)encontro com o meio natural, prática física, contemplação, superação dos próprios limites, lazer, experimentar sensações de prazer e ou libredade, enfim atributos relacionados à promoção da saúde e qualidade de vida (PAIXÃO, 2009).

   As diferentes modalidades que compõem as atividades de aventura na natureza configuram-se como possibilidades de lazer, turismo, competição e mais recentemente como propostas de temas nas aulas de Educação Física escolar.

   Dado ao fato dessas práticas físicas ocorrerem em diferentes ambientes naturais e pela preocupação atual com as questões ambientais, fornecem subsídios suficiente para pensarmos uma abordagem da educação ambiental no âmbito da Educação Física escolar por meio das atividades de aventura. Com base no tema transversal meio ambiente contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs para a Educação Básica torna-se possível a transmissão de comportamentos de respeito e de preservação do meio natural, bem como da aprendizagem e vivências diferenciadas do esporte convencional que ainda mantém sua hegemonia nas aulas de Educação Física escolar no país.

   Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou discutir possibilidades em se considerando a relação entre as atividades de aventura na natureza, bem como a viabilidade da educação ambiental por meio desta prática física no âmbito escolar.

Perguntas interessantes