Por que as pinturas rupestres não podem ser consideradas como um sistema de escrita?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Porque para ser escrita é preciso que haja uma convenção e organização de um sistema simbólico, de forma que possa ser adotado por mais de uma pessoa e de forma que os símbolos carreguem uma mensagem (como a representação de uma letra, som ou conceito).
Explicação:
As pinturas rupestres, embora pudessem transmitir algum tipo de mensagem, não eram convencionais e não seguiam uma padronização – dois requisitos importantes para que um sistema seja considerado como sistema de escrita per se. Além disso, é preciso que os símbolos carreguem um tipo de significado e que exista uma convenção e um uso por mais de uma pessoa. Nas pinturas rupestres, as ações, objetos e conceitos eram representados de formas diferentes por cada pessoa, de maneira que um mesmo tipo de símbolo pudesse representar diversas variáveis e que um conceito pudesse ser representado por diversos símbolos e imagens diferentes.
Resposta:
Porque para ser escrita é preciso que haja uma convenção e organização de um sistema simbólico, de forma que possa ser adotado por mais de uma pessoa e de forma que os símbolos carreguem uma mensagem (como a representação de uma letra, som ou conceito).
Explicação:
Contudo, as pinturas rupestres não podem ser consideradas um sistema de escrita porque, além de rudimentares, não podem ser sistematizadas. Isso nos leva, então, a uma primeira definição crucial sobre a escrita: só pode ser considerada escrita as formas que possam ser sistematizadas, organizadas e que possuam uma convenção entre símbolo e significado, de modo que os sinais da escrita não sejam aleatórios, mas utilizados por mais de uma pessoa com fins de comunicação.