Geografia, perguntado por galbertomartins64, 1 ano atrás

Por que as pessoas fazem favelas?

Soluções para a tarefa

Respondido por wallia
0

Resposta:

Explicação:

Dados históricos apontam que as primeiras favelas no Brasil surgiram no final do século XIX, após o término da Guerra de Canudos (1896-1897), em terrenos cedidos pela Marinha a soldados que retornaram das missões militares. Entretanto, elas tornaram-se mais visíveis após o processo de industrialização do país, que se intensificou após a década de 1950.

Elas surgem, então, da miséria e das baixas condições de vida da população que, não podendo comprar ou morar de aluguel nas demais regiões das cidades, acaba “invadindo” outros espaços e construindo casas improvisadas, muitas vezes nem concluídas. Algumas favelas são, assim, construídas em locais de riscos, como morros muito altos e encostas, que, durante as chuvas, podem sofrer com deslizamentos de terras e provocar mortes.

Com o passar do tempo, algumas favelas vão se urbanizando, ou seja, elas recebem das prefeituras condições de infraestrutura, como energia, água encanada, asfalto e esgoto. Mas isso não necessariamente resolve os problemas de miséria da população, bem como os índices de violência e os problemas de tráfico de drogas.

Respondido por Usuário anônimo
0

As pessoas não fazem favelas, elas são obrigadas à viver em favelas. As periferias nascem quando existe um processo desigual e falta de políticas públicas que possa atender toda demanda social que necessidade de um apoio do Estado. As primeiras favelas existentes no Brasil em grande escala só nasceu porquê o Estado brasileiro não ofereceu um plano para o desenvolvimento em médio e longo prazo que pudesse atender de forma igual, justa e linear toda população, obrigando os mais pobres à deslocarem-se para áreas mais afastadas, construindo habitações humildes e sem presença de serviços básicos como tratamento de água, esgoto e serviço de coleta de lixo.

Perguntas interessantes