Por que as pessoas cortam as árvores?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Árvores têm diversas utilidades, em alguns casos essenciais para a sobrevivência dos seres humanos. Por muito tempo, uma fogueira alimentada com lenha era essencial para cozinhar, se aquecer, se proteger contra animais. Depois os humanos descobriram que a madeira era útil em construções.
Árvores também são cortadas porque você quer usar o terreno para alguma atividade como criação de gado ou plantação. Soja e gado são os principais motivos do desmatamento no Brasil.
O primeiro efeito mais óbvio do corte de árvores é o fim da água doce. Esse efeito é tão rápido que mesmo grandes produtores de soja são obrigados a reconhecer o valor das árvores. Os plantadores de soja foram um dos apoiadores do projeto que desenvolve tecnologia de reflorestamento, porque eles viram os rios e nascentes minguarem conforme o desmatamento aumentava.
Ainda é pouco: 'Maior projeto de reflorestamento da história' recupera menos de 5% do desmatamento anual na Amazônia
O desmatamento também contribui para mudanças climáticas e desequilíbrios ecológicos. Secas, inundações, aumento de doenças causadas por mosquitos, extinção de espécies.
Sempre houve bons motivos para cortar árvores, e elas sempre foram importantes para a sobrevivência e depois o desenvolvimento econômico dos humanos.
O que realmente é incompreensível é por que os humanos continuam hoje cortando árvores, em escalas gigantescas, loucamente, com uma capacidade de destruição impossível no passado — sabendo que essa destruição causa desequilíbrio ecológico, mudanças climáticas, extinção de espécies. Fora a questão moral da extinção de espécies, existe o mero pragmatismo. Altas chances de que num futuro próximo, o anfíbio que está quase extinto, com uma população tão pequena que é impossível recuperar, fosse uma das últimas esperanças para combater uma super-bactéria que agora dizima milhões de pessoas.
Se fosse para dizimar as florestas e gerar uma riqueza compartilhada, com fundos e pesquisas tecnológicas para enfrentar os problemas que o desmatamento está trazendo, até que seria algo a considerar.
Mas os países que cortam as árvores, que destroem as florestas numa escala que afeta o mundo todo não estão melhorando a qualidade de vida da sua população. eles estão apenas enriquecendo algumas pessoas. Por exemplo, o Brasil, um dos campeões de desmatamento, agora ainda mais galopante graças aos Bolsonaro: