Artes, perguntado por naotofeliz, 10 meses atrás

Por que as obras de arte de Vanguarda serviram de influência para a arte em locais como a América Latina?

Soluções para a tarefa

Respondido por tanizericha
0

Resposta:

Podemos afirmar que na Europa não houve uma arte moderna uniforme, isto é, não houve um projeto artístico em comum que agregasse os artistas em uma única causa; o que houve foi um conjunto de tendências artísticas oriundas de diferentes países e com propostas específicas, ainda que próximas no que dizia respeito ao sentimento de inovação e à vontade de romper com a cultura passadista. A palavra de ordem era inovar, permitir que a liberdade criadora se manifestasse para que uma arte completamente nova, influenciada pela subjetividade e certo irracionalismo, pudesse substituir aquilo que já estava convencionalizado.

Paris era o principal centro cultural da Europa. Era natural, portanto, que de lá irradiassem as principais ideias artísticas que influenciariam não só o continente europeu, mas também o mundo ocidental. Essas tendências surgiram em um contexto histórico-político-social conturbado – antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial – e receberam o nome de correntes de vanguarda. A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde e significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais, compreendendo antes de todos aquilo que posteriormente seria considerado como senso comum.

Entre as principais correntes de vanguarda estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo. Conheça algumas de suas principais características:

Cubismo: A principal expressão artística do Cubismo foi o pintor espanhol Pablo Picasso. Depois dele, outros artistas reuniram-se para cultivar as técnicas cubistas até o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918. A convivência entre os escritores e artistas plásticos propiciou uma intensa troca de ideias e técnicas, o que possibilitou um interessante diálogo entre as diversas manifestações artísticas. Entre suas principais características no que diz respeito à pintura (campo onde o Cubismo se desenvolveu com maior expressividade), estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor. É importante observar que o Cubismo influenciou consideravelmente o Concretismo, movimento literário brasileiro surgido na década de 1950.

Futurismo: O marco inicial do Futurismo ocorreu com a publicação no jornal parisiense Le Figaro, em 1909, do Manifesto Futurista, escrito pelo italiano Filippo Tommasio Marinetti. O movimento, que chocou os meios culturais europeus em virtude do caráter violento e radical de suas propostas, difundiu-se principalmente por meio de manifestos e conferências, tendo maior receptividade na Itália, país de Marinetti. Entre as propostas do Futurismo – que encontrou maior penetração de suas propostas na literatura –, estão a destruição da sintaxe, a abolição dos adjetivos e advérbios, a abolição da pontuação e a destruição do eu psicologizante. Entre os principais adeptos do Futurismo na literatura brasileira estão os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade, precursores do Modernismo no Brasil.

Perguntas interessantes