História, perguntado por gilimaolliveira, 11 meses atrás

Por que as medidas econômicas do ministro Rui Barbosa resultaram em crise? O que aconteceu?​

Soluções para a tarefa

Respondido por camilacvazccv
15

Resposta:

Tentar conseguir que as indústrias do país crescessem parecia realmente ser algo muito difícil, pois eram várias as dificuldades existentes para que esse setor do país conseguisse alavancar de uma vez, dando adeus a uma crise que parecia prestes a piorar cada vez mais. Uma grande dificuldade existente era a falta de papel moeda na economia, que deveria ser usada para pagar o salário dos funcionários, além de obtenção de um número maior de empréstimos, para que essas empresas pudessem investir mais.

Focando nesses aspectos, Rui Barbosa tomou a decisão de facilitar o acesso ao crédito, além de incentivar os bancos privados a criarem cédulas de dinheiro. Uma de suas primeiras medidas foi conceder mais facilidade a criação de sociedades anônimas, imaginando que com essa atitude estaria incentivando o setor financeiro a investir em ações negociadas na bolsa de valores. Para valorizar o produto interno ele criou novas taxas alfandegárias que impediam os produtos de origem estrangeira a entrar no Brasil, dando assim, total apoio ao desenvolvimento da economia interna.

Ao contrário do que se esperava, esse modernização da política causada por Rui Barbosa acabou gerando uma enorme crise especulativa, além disso uma enorme onda inflacionária se abateu devido ao excessivo número de moeda sem lastro que foi emitida, isso deixou a moeda desvalorizada, provocando a falência de muitos empreendimentos industriais.

A política de Rui Barbosa foi algo realmente desastroso para a economia brasileira, e essa crise gerou uma grande insatisfação por parte dos cafeicultores, que não apoiavam o desenvolvimento do setor industrial, querendo que todo e qualquer investimento existente fosse liberado apenas pra eles.

Perguntas interessantes