Por que as lesões no nervo óptico podem comprometer a visão de uma maneira irreversível?
Soluções para a tarefa
Resposta:
os pequenos nervos da retina (a superfície interna da parte posterior do olho) percepcionam a luz e transmitem impulsos para o nervo óptico, que os transporta para o cérebro. Um problema em qualquer ponto do nervo óptico e suas ramificações ou então uma lesão nas áreas posteriores do cérebro que percepcionam os estímulos visuais podem provocar alterações na visão.
Os nervos ópticos seguem uma rota inabitual desde os olhos até à parte posterior do cérebro. Cada nervo divide-se e metade das suas fibras cruza para o lado oposto numa zona que se denomina quiasma óptico. Devido a esta disposição anatómica, as lesões no trajecto do nervo óptico provocam padrões peculiares de perda da visão. Se o nervo óptico for lesado entre o globo ocular e o quiasma óptico, a pessoa pode ficar cega desse olho. Mas se o problema radicar na parte posterior do percurso do nervo óptico, pode-se perder a visão em apenas metade do campo visual de ambos os olhos, uma doença chamada hemianopsia.
Se ambos os olhos perderem a visão periférica, a causa pode ser uma lesão no quiasma óptico. Se ambos os olhos perderem metade do seu campo visual do mesmo lado (por exemplo, do lado direito) tal é geralmente devido a uma lesão no trajecto do nervo óptico localizada no lado oposto do cérebro (o esquerdo) e provocada por um icto, por uma hemorragia ou por um tumor.