por que.as industrias maquiladores são vantagens para o México
Soluções para a tarefa
Resposta:
Corrida por salário baixo
Explicação:
Por que as empresas americanas se dão ao trabalho de mandar as peças para algumas centenas de metros além de seu território e depois trazer os produtos prontos de volta? Por que toda essa operação? Para se beneficiar dos salários dos trabalhadores mexicanos, um dos mais baixos do mundo. Um operário mexicano ganha 1 dólar e 47 centavos por hora. Um operário americano recebe 16,91 dólares. As indústrias americanas encontraram um jeito de importar trabalho mexicano, sem importar o trabalhador, empregando-o de acordo com os salários e leis trabalhistas vigentes no México.
Vantagens adicionais, mas não desprezíveis: é que assim fazendo escapam da forte pressão dos sindicatos de trabalhadores americanos e também evitam as exigências da legislação de defesa do meio ambiente dos Estados Unidos quanto ao tratamento ao lixo e rejeitos industriais, que aumentam os custos das indústrias. No México, os sindicatos são pelegos e controlados pelo governo. E a lei de meio ambiente fica mais frouxa a cada pressão americana. E tem mais: no programa "maquiladora" os empresários estrangeiros não pagam qualquer taxa alfandegária nem quando "exportam" as peças nem quando "importam" os produtos acabados.
É uma industrialização de enclave. Não tem nada a ver com a economia do México, não criou laços de complementaridade com a indústria mexicana propriamente dita, que está concentrada no interior do país, na região da capital e de Guadalajara. O setor maquiladora, embora localizado no México, é largamente dependente de decisões tomadas pelos executivos, consumidores e políticos nos Estados Unidos. E gera poucos benefícios para a parte da sociedade que está fora do enclave. Não era isso o que o governo mexicano esperava. E também não foi isso que o governo e as empresas americanas se comprometeram a fazer.