por que as fontes de energias renováveis são alternativas ao sistema energético tradicional?
Soluções para a tarefa
Todos os dias, o mundo produz dióxido de carbono, que é liberado para a atmosfera da Terra, permanecendo lá por centenas de anos. Isso contribui amplamente para o aquecimento global e para as mudanças climáticas que estamos vivendo (chuvas extremas e secas desastrosas).
Por isso, o uso de energia alternativa é importante, pois oferece benefícios ao planeta e à economia. Os principais são:
Benefícios Ambientais
Tecnologias de energias alternativas são fontes de energia que possuem um impacto ambiental muito menor do que as tecnologias convencionais de energia com base em combustíveis fósseis. Desta forma, a energia alternativa contribui para a manutenção e a preservação do meio ambiente.
Energia para gerações futuras
Muitas das fontes de energia alternativas são também renováveis, como é o caso da energia solar e da eólica. Elas não acabarão nunca, enquanto outras fontes de energia são finitas e poderão ser esgotadas algum dia.
Pensando nisso, investir em energia renovável e alternativa é o meio mais adequado para que as gerações futuras, como filhos, netos, bisnetos e muitos outros, tenham acesso à energia, e possibilidade de viver em um planeta Terra mais limpo e sustentável.
Empregos e a Economia
Ao comparar com tecnologias de combustíveis fósseis, que são tipicamente mecanizadas e de capital intensivo, a indústria de energia renovável utiliza mais mão de obra. Isso significa que mais empregos são criados para cada unidade de eletricidade gerada a partir de fontes alternativas do que de combustíveis fósseis.
Em 2014, o setor de energia eólica gerou 40 mil empregos diretos e indiretos e deve gerar mais 200 mil nos próximos anos para dar conta de todos os projetos em desenvolvimento. O setor de energia solar fotovoltaica deve movimentar R$ 100 bilhões e gerar por volta de 300 mil empregos nos próximos 15 anos.
Segurança Energética
O Brasil já investiu muito em hidrelétricas, que são uma excelente fonte de energia alternativa, porém a chave para o sucesso está na diversificação da matriz energética. Após a crise hídrica de 2001-2002, tivemos uma inflação da conta de luz acumulada em 186% em 8 anos.
Atualmente, estamos vivendo o mesmo cenário por falta de planejamento do governo brasileiro. Investindo em energia eólica e em energia solar fotovoltaica teremos um futuro mais seguro, visto que, se o número de chuvas for reduzido, teremos mais energia solar, e vice-versa.