Química, perguntado por geovana603, 1 ano atrás

Por que as explosões em minas de carvão, onde há material combustível particulado no ar, são tão comuns, enquanto muitas vezes é difícil atear fogo no carvão comumente utilizado em churrasqueiras?

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
33
   Olá! Para responder essa questão devemos levar diversos fatores em conta.

   Em uma mina de carvão, há o grande desprendimento de metano, um gás combustível que, junto com o O2, facilita a propagação do fogo e aumenta a potencialidade da explosão. Soma-se a isso o fato de em uma mina a quantidade desses gases estar concentrada, uma vez que é um local fechado e não há grande dissipação e nem diluição desses gases, propiciando a ocorrência de explosões após o início de alguma reação de queima.

   Pode-se citar como fator principal também o fato de existirem milhares de partículas de carvão e outros elementos comburentes. Devido ao fato de estarem em pequenas partículas, o start para o início de uma reação de queima é muito mais rápido, já que a superfície de contato é muito maior, o que demanda menor energia de ativação para se iniciar a reação.

   Por outro lado, o carvão que utilizamos na churrasqueira está em grandes pedaços,o que demanda maior energia de ativação para se iniciar a reação de queima.

   Além disso, estamos em um ambiente em que a concentração de gases combustíveis é baixa se comparada a atmosfera das minas, e que ocorre grande dissipação, o que torna impossível uma explosão e sua consequente condução para outros locais.
Perguntas interessantes