História, perguntado por generalguy123245, 8 meses atrás

Por que as elites do Grão Pará não demonstravam apoio às revoltas contra os portugueses


generalguy123245: :)

Soluções para a tarefa

Respondido por olla123deoliveira4
14
À época da independência, o Grão-Pará é uma das regiões onde há conflito armado contra o domínio português. Ao longo do século XIX ocorreram no Destaca-se ainda o movimento popular da Cabanagem, ocorrido no período da Regência, em 1835 e sufocado em seguida, que chegou a decretar a independência da província e instalar um novo governo em Belém.

A província do Grão Pará era à época do governo regencial, a mais ligada ao antigo governo colonial português. Isso faz com que tanto o governo quanto a própria sociedade não reconheçam de pronto a independência proclamada por Dom Pedro I em 1822.

A revolta tinha como grandes objetivos aumentar importância do Pará no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza em que estava o povo da região, cuja maior parte morava em cabanas de barro (daí o nome da revolta). Além disso, a revolta foi um protesto pela retirada do poder de governantes que eram nomeados para administrar a região, mas não se importavam com a situação social e, muitas vezes, sequer já tinham ido à região

generalguy123245: valeu
olla123deoliveira4: maginaa
generalguy123245: :)
Perguntas interessantes