Biologia, perguntado por AtiradorDeElite1, 1 ano atrás

Por que as crianças geralmente são mais contaminadas por lombrigas ?

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
3
Sua pergunta é bastante interessante.

Isso ocorrem em função das crianças não terem muito cuidado quanto à higiene, estando mais em contato com a terra, levando as mãos sujas (potencialmente contaminadas com os ovos das lombrigas) à boca, tenderem a comer sem lavar as mãos, bem como lamberem coisas sujas. Além disso, as crianças uma maior tendência em não se preocuparem em tomar água não tratada, aumentando as probabilidades de ingerirem ovos de lombriga.

Uma lombriga pode viver de 1 a dois anos em condições adequadas. Uma única fêmea pode colocar mais de 200 mil ovos por dia e os ovos podem sobreviver após serem liberados nas fezes humanas por anos no ambiente. Uma única pessoa pode ter até cerca de 600 lombrigas.

Assim, as lombrigas são os vermes que mais parasitam o homem atingindo mais de um bilhão de pessoas no mundo.

Há também o aspecto social: as crianças tendem a serem mais pobres que o resto da população, apresentando maiores probabilidades de estarem em lares sem saneamento básico e, portanto, mais chances de serem contaminadas pelos ovos de lombrigas. Além disso, sem tratamento adequado, elas podem infectar muito o ambiente em que vivem ao liberarem fezes no ambiente, aumentando o potencial de infecção das pessoas que vivem no local.

Dessa maneira, quase todas as crianças indígenas que vivem em aldeias precárias ou as de favelas apresentam alto índice de lombrigas devida à péssimas condições sanitárias a que estão submetidas.

O que pensa sobre isso? É preciso investimento em políticas que melhorem as condições de vidas para todas as pessoas. Quem sabe se você não poderá ajudar a melhorar essa situação?

Bons estudos!

falarodrigo: Resumindo: esse parasita, a lombriga (Ascaris lumbricoides) se transmite através de água e comida por fezes de pessoas contaminadas, pois nelas é que estão os ovos destes vermes. Neste sentido, em locais em que há saneamento básico (coleta do esgoto com as fezes e o tratamento) é menos provável que haja contaminação. Assim, em grande parte a lombriga está associada à pobreza e condições ruins de vida.
falarodrigo: Considerando que no Brasil 40% das crianças com até 14 anos vivem em situação de pobreza faz sentido que elas estejam mais expostas ao consumo de alimentos e água contaminadas, elevando as chances de terem lombrigas.
falarodrigo: A lombriga é o parasita intestinal que mais está presente nos humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 1,38 bilhão de pessoas estão infectadas por esse verme no mundo.
falarodrigo: Assim, as crianças são as mais parasitadas pelas lombrigas em função de haver maior probabilidade de serem pobres e viverem em condições difíceis em termos de higiene, como a falta de saneamento básico. Além disso, estão mais expostas aos problemas de higiene, como não lavarem as mãos sujas antes das refeições (levando a sujeira do chão contaminado com ovos de lombrigas), bem como consumindo produtos contaminados, como frutas e vegetais.
falarodrigo: Outro problema consiste nas moscas, que se contaminam nas fezes de pessoas com esses vermes e levam os ovos para os alimentos ao pousarem sobre eles. Muitas crianças consomem estes alimentos sem se preocuparem com o perigo à saúde ou comem coisas que caem no chão.
Respondido por helitonsilva590
3
Vamos lá

Elas são mais contaminadas por causas dessas coisas que elas não fazem:

Falta de higiene

Mãos contaminadas

Com tudo isso acaba gerando criação de lombriga dentro dela. Para que isso não venha as crianças devem se cuidar mais e sempre manter o seu papel cuidado em dia.
Perguntas interessantes