Por que as civilizações querem tomar as coisas que estão em posse dos índios?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Muito se comenta, e se lamenta, que os índios estão perdendo sua cultura. Um índio calçado e vestido com calça jeans, falando português, utilizando gravadores e vídeos ou morando em uma favela em São Paulo aparece aos olhos do público como menos índio. Eles deveriam seguir suas tradições, se diz. E nós deveríamos deixá-los em paz, devolvê-los ao isolamento, para que possam seguir seus caminhos.
É claro que devemos muito aos nossos índios, e precisamos deixá-los em paz. A questão é como fazer isso. Certamente não é devolvendo-os a um isolamento que nunca conheceram, pois nós somos apenas mais um dos outros povos com que cada povo indígena manteve contato ao longo da história, seja através de trocas amistosas, seja de forma bélica. Por outro lado, não somos "apenas" mais um povo; nossa tecnologia nos faz especialmente perigosos e, ao longo desses 500 anos, a história não tem sido fácil para os índios, que tiveram que lutar para sobreviver a epidemias, guerras, escravidão, aldeamentos e esforços de integração à população nacional ¾ e foram poucos os que conseguiram. Como, então, sem isolá-los, mantendo-os em uma redoma de vidro, podemos contribuir para sua sobrevivência física e cultural?
A questão da sobrevivência física impõe iniciativas objetivas: atendimento médico; garantia de território; punições a práticas de genocídio. Já a sobrevivência cultural apresenta problemas de outro tipo, sendo que o primeiro é defini-la. Para tanto, propõe-se, nesse artigo, fazer uma reflexão do que se entende por "cultura" e "tradição" e, portanto, por sobrevivência cultural, contrapondo essas concepções aos modos como algumas etnias indígenas as entendem e utilizam, em especial os Xikrin, grupo Kayapó que vive no Pará.
A figura do índio no Brasil e o espaço que ele ocupa na sociedade brasileira têm sido concebidos também de modo mutante. Em um primeiro momento, pensa-se o índio como parte da formação da sociedade brasileira, tratando-o, como importante, no passado, para a constituição da singularidade nacional; o foco está, assim, no índio como nosso antepassado, nas heranças que deles recebemos, seja genética, seja cultural, seja na importância que ele teve para a adaptação do colonizador europeu ao novo meio.2 Esse foco tem suas raízes na teoria de Freyre, mas foi Darcy Ribeiro quem primeiro elegeu o índio como o principal personagem de sua teoria sobre o Brasil.
Sendo, não por acaso, Darcy Ribeiro também um indigenista ligado ao SPI (Serviço de Proteção ao Índio, o poder tutelar à época, posteriormente substituído pela atual Funai), seus trabalhos mostravam a preocupação com o destino das populações indígenas, com sua aculturação e integração à sociedade nacional. Baseada em uma teoria que considerava a cultura composta por traços que poderiam ser perdidos, essa corrente denunciava e buscava investigar a assimilação do índio e sua transformação em trabalhador rural, no "índio destribalizado", no dizer de Ribeiro, que seria reduzido à massa disforme de campesinato.
Resposta:
Para entendermos mais essa questão precisamos voltar ao passado, especificamente no século XVI onde as civilizações países europeus estavam em busca de novas conquistas. No inicio da Idade moderna século XVI que compreende até o século XVIII onde as rotas terrestres e marítimas estavam sendo descobertas e exploradas, Foi o caso de Portugal e Espanha que na época estavam em ascensão na busca marítima por novas terras. Precisamos entender que os povos indígenas sempre Habitaram as Américas antes dos Europeus povos mais evoluídos em tecnologia e conhecimento chegarem. Em um sentido mais lógico se formos analisar a história com mais precisão veremos que quem descobriu as Américas não foi Cristóvão Colombo e nem pedro Álvares Cabral o Brasil. Foram os ´próprios indígenas que habitavam as Américas, existe um certo preconceito contra os povos indígenas por eles na época serem um povo que não possuíam tecnologias e nem conhecimentos e nem se vestiam como os Europeus, Fato esse que provocou um um ´´choque de cultura´´ entre os Europeus generalizando aqui todos eles vendo aquela situação chocante para eles pessoas totalmente nuas e despidas coisa essa que seria um crime se formos levarmos para a cultura Europeia da época, por exemplo andar nu e despido rua na Europa do século XVI seria algo depravado de se observar. Por que as civilizações europeias tomaram as coisas que estavam em posse dos índios? Isso tem a ver com dominação e conquistas quanto mais o ´´Homem branco´´ civilizado, Europeu conquista mais ele quer mais. Você Consegue observar nos noticiários como as fábricas, indústrias exploram as matas e territórios desses mesmos habitantes? De acordo com as lei vigentes do nosso século XXI percebemos que isso não é certo destruir o território e o Habitat desses povos. Mas infelizmente vemos que isso acontece no caso dessas indústrias e fábricas clandestinas que trabalham explorando os recursos da natureza, bom tudo isso a dominação e a conquista ainda acontece no nosso século XXI, não somente acontecia no século XVI quando estava em ascensão os descobrimentos, as rotas marítimas, as rotas terrestres Etc.
Explicação: