por que as celulas animais e vegetais tendem a perder agua e ganha solutos em um um entorno hipertónico?
Soluções para a tarefa
As células animais e vegetais, por mais que desenvolvam estratégias e adaptações diferentes, ainda estão sujeitas às questões físicas e químicas apresentadas pelo ambiente onde estão inseridas.
De forma resumida, as células tendem a perder água e ganhar solutos em meio hipertônico graças à pressão osmótica.
Osmolaridade
A osmolaridade descreve a concentração de um soluto num solvente. Para facilitar o entendimento, imagine um copo de água com açúcar - a água é o solvente, o açúcar é o soluto; osmolaridade seria a concentração de açúcar diluido dentro do copo de água.
Da osmolaridade temos a chamada pressão osmótica, que é a tendência natural que os solventes tem de buscar um equilíbrio quando estão separados por uma membrana semipermeável. Esse equilíbrio é obtido transferindo água do solvente mais concentrado para o menos concentrado - noutras palavras, se você dividisse um copo de água no meio com uma membrana semipermeável e colocasse açúcar só em um lado, a água do lado que ficou sem açúcar iria migrar para o lado com açúcar para "equilibrar" a concentração.
Nível celular
As células são compostas principalmente por água e moldadas por uma membrana plasmática, que atua como uma membrana semipermeável. Quando colocamos uma célula num meio hipertrônico (muito concentrado), a tendência é que a célula acabe pertendo água para tentar equilibrar a concentração dentro dela e fora dela. As células podem também tentar ganhar solvente para atingiriem um equilíbrio melhor com o ambiente.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/17961684
Bons estudos!