Por que as capitanias de São Vicente e Pernambuco são as unicas que prosperaram.
Soluções para a tarefa
Com a descoberta do Brasil dos portugueses, a primeira política instituída pela coroa foi a de capitanias hereditárias, que foram concedidas a nobres da coroa para que pudessem povoar e produzir nessas terras, além de dividir a administração das terras coloniais.
Contudo, não foi uma política muito efetiva, já que muitos nobres nunca nem vieram ao Brasil para "tomar posse" e outras foram abandonadas ou não tinham recursos para se desenvolver.
As únicas capitanias que se desenvolveram foi a capitania de São Vicente, devido ao tráfico de indígenas, e a de Pernambuco, onde foi introduzido o cultivo de cana de açúcar.
As capitanias de São Vicente e de Pernambuco foram as únicas que prosperaram diante da situação ainda pouco explorada no território recém-descoberto pelos lusitanos.
A principal vantagem dessas regiões foi a inserção da cultura da Cana de Açúcar, ou seja, a implementação da agricultura nas terras férteis. Isso garantiu uma vantagem econômica com as regiões de pouca fertilidade e sem investimentos no setor agrícola.
A falta de centralidade administrativa acabou prejudicando, no entanto, todas as outras regiões.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/18096418