Por que as autoridades coloniais decidiram contratar bandeirantes para atacar o Quilombo dos palmares no fim do seculo 17?
Soluções para a tarefa
Pernambuco, onde à época estava localizado o Quilombo dos Palmares. O acordo previa que o quilombo continuaria existindo, mas não receberia novos escravos. Muitos palmarinos não aceitaram essa situação. Em mais uma investida contra o quilombo, Ganga Zumba morreu envenenado. Zumbi acabou se tornando o novo rei do Quilombo dos Palmares
Como novos escravos continuaram a se refugiar no local, as autoridades portuguesas contrataram o bandeirante paulista Domingos Jorge Velhopara tentar destruir o Quilombo dos Palmares. A partir de 1692, Domingos Jorge Velho passou a atacar o refúgio dos escravos fugidos, com tropas formadas por brancos, indígenas e mestiços. Durante dois anos confrontos sangrentos ocorreram na Serra da Barriga. Em 1694, o Quilombo dos Palmares foi destruído.
Mesmo conhecendo muito bem as matas da região onde estava escondido, Zumbi foi capturado pelas forças de Domingos Jorge Velho e morto em 20 de novembro de 1695. Ele foi degolado e sua cabeça levada a Recife, capital da capitania de Pernambuco, para ser exposta e criar o medo nos demais escravos que pretendiam escapar do cativeiro.
Era o fim do mais conhecido quilombo do Brasil e de Zumbi, o nome mais lembrado na resistência dos escravos contra o cativeiro. Mas depois de Palmares muitos outros quilombos surgiram, evidenciando que a luta contra a escravidão no Brasil foi constante durante o período colonial e imperial.
As autoridades coloniais decidiram contratar os bandeirantes para atacar o Quilombo dos Palmares em razão de sua experiência nesse âmbito, e pelo motivo de que a existência desse quilombo alimentava a esperança de fuga dos escravizados. Outra razão foram as inúmeras tentativas fracassadas de destruição do quilombo pelas autoridades coloniais.
Quilombo dos Palmares
Os quilombos eram fortes de resistência dos povos africanos e afrodescendentes, que tem suas origens do povo africano Iambangala, onde eram núcleos autossuficientes que abrigavam os marginalizados pela sociedade colonial.
O maior dos quilombos foi o Quilombo dos Palmares, contendo mais de 20.000 habitantes, onde foi alvo de inúmeras tentativas de destruição pelas autoridades coloniais.
Sua destruição veio com as expedições dos bandeirantes paulistas, liderados por Domingos Jorge Velho, que eram experientes na atividade de destruição de quilombos e aldeias indígenas.
Saiba mais sobre "Quilombo dos Palmares" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7291534
#SPJ2