Biologia, perguntado por samillyvazz, 7 meses atrás

Por que, apesar de apresentar formas e revestimento do corpo tão diferentes e viver em ambientes diversos, esses animais fazem parte do mesmo filo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicasilva107
0

Resposta:

A forma e o revestimento do corpo dos animais evoluiu, ao longo de milhões de anos permitindo que cada espécie se adaptasse a viver no seu habitat. É por essa razão que existe uma diversidade tão grande de espécies com formas e revestimentos variados. Estas duas características externas são facilmente observáveis na grande diversidade de animais que existem na Terra.

Designação vulgar do filo dos anelídeos, da classe dos oligoquetas, da ordem dos megadrilos e da família dos Lumbricídeos. A classe dos oligoquetas, ou segundo alguns autores, a dos quetópodes (consideram a designação oligoquetas como uma subclasse), está distribuída por duas mil e quinhentas espéc. A minhoca (Lumbricus terrestris) é um anelídeo subterrâneo de corpo delgado subcilíndrico, deprimido para trás o que permite distinguir a parte anterior. A minhoca é um verme anelado, pois o seu corpo é constituído por cento e cinquenta anéis separados internamente por septos. A minhoca é revestida por uma cutícula de brilho iridiscente, com pequeno número de sedas por segmento. A deslocação é feita devido a movimentos de contração dos músculos longitudinais e a contração dos músculos circulares. O atrito no solo para possibilitar a deslocação deve-se à existência de sedas locomotoras nos anéis. As suas dimensões variam entre alguns centímetros e os três metros. Durante o dia as minhocas estão no subsolo onde cavam galerias e vão recolhendo da terra substâncias orgânicas, fundamentalmente detritos vegetais, de que se alimentam. Feita a digestão, expulsam os detritos que servem de adubo. No verão é necessário escavar profundamente para encontrar minhocas, mas a seguir a uma chuvada, à noite, sobem para o solo. Todas as minhocas põem ovos quer sejam machos quer sejam fêmeas. Os ovos são colocados no anel de muco segregado com os excrementos. O anel é abandonado na terra, disseca-se, e nele vão eclodir as minúsculas minhocas.

Perguntas interessantes