ENEM, perguntado por eduardagomessi7165, 6 meses atrás

por que, apesar da diversidade econômica que a américa portuguesa apresentou no final do século xviii, continuou a predominar, no brasil, o modelo baseado no latifúndio monocultor escravista? b) qual foi o obstáculo à ascensão de um efetivo processo de industrialização no país? c) qual a posição do analista basílio sallum jr. acerca da economia brasileira? d) quais são as duas questões importantes que se colocam a partir da posição de basílio sallum jr.? e) como caracterizar a economia brasileira no primeiro e no segundo reinados?

Soluções para a tarefa

Respondido por Theusin333
0

Resposta:

a) Pois a estrutura agrária do país foi concentradora de riquezas e de renda; foi a cultura cafeeira que repetiu a dinâmica das plantations escravistas.

b) A reiteração da vocação agroexportadora, baseado no latifúndio.

c) Que por mais que tenham acontecido mudanças no Brasil na ultima década do século XX, o país ainda não conseguiu se desprender de sua condição de país periférico.

d) A primeira é a possível explicação da dependência e do caráter periférico de nosso país, baseando-se exclusivamente nas expecificidades do seu processo histórico.

A segunda é a contatação do que a história do país está inserida em um processo mais abrangente que é o do capitalismo mundial.

e) Primeiro Reinado: frágil

Segundo Reinado: dependente

ESPERO TER AJUDADO:)

Perguntas interessantes