Por que alguns metais escurecem e como podemos eliminar o processo de escurecimento
Soluções para a tarefa
Água e sabão neutro – esses dois ingredientes são suficientes para lavar o metal antes de poli-lo. Faça isso com a ajuda do pano de microfibra. Use uma escova de dentes de cerdas macias para limpar fendas. Após a higienização, seque bem os objetos e guarde-os envolvidos em flanela, o que prolonga sua conservação.
A prata e, mais especialmente o ouro, são metais nobres com excelente resistência à oxidação; por isto, são muito apreciados na indústria joalheira. Mas é preciso salientar que o processo de oxidação acontece em todos os metais em maior ou menor velocidade, conferindo a eles aspecto turvo ou escurecido. Ocorre a partir de uma reação das moléculas de metal com o oxigênio e pode ser acelerado através do contato com agentes químicos e com a luz.
Mesmo sendo resistentes à oxidação, as joias e semijoias são submetidas a situações extremas para um metal: luz, calor, umidade, atrito, perfumes, detergentes e ácido úrico. O agente mais comum no escurecimento de joias de ouro e prata é o ácido úrico (suor) expelido pela pele em maior ou menor quantidade, concentração e acidez em todas as pessoas. Assim, por exemplo, joias de um mesmo fornecedor podem escurecer mais rápido em uma pessoa do que em outra.
Caso seja uma característica de sua pele a grande incidência de ácido úrico (suor), procure lavar suas joias e semijoias com frequência com água e sabão neutro, secando-as bem logo em seguida. Sempre que escurecer você poderá limpá-las com flanela abrasiva para ouro e prata que se encontram à venda nos melhores estabelecimentos do ramo.