Por que alguns esportes fazem parte dos Jogos Olímpicos e outros não?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma modalidade esportiva precisam cumprir uma série de requisitos para entrar na lista oficial da competição
O primeiro passo-Antes de tudo, o esporte precisa ser reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional. Nesse momento, ele passa a ser organizado por uma Federação Esportiva Internacional.
Jogo Limpo-A Federação Internacional do esporte em questão precisa se comprometer com dois movimentos importantes: o código antidoping e a Carta Olímpica. O primeiro existe para que atletas não usem substâncias ilícitas que melhorem o desempenho nas provas. O segundo tem como propósito estabelecer os princípios e valores do Movimento Olímpico.
Popularidade-O Comitê Olímpico Internacional pode reconhecer uma atividade como esporte, mas isso não significa que ela vai ser inserida no programa dos Jogos Olímpicos. Para isso, é necessário preencher uma requisição oficial. E não são todos os esportes que podem fazê-lo. É obrigatório que homens de ao menos 75 países em 4 continentes e mulheres de 40 países em 3 continentes pratiquem frequentemente a modalidade.
Motores e esportes “mentais” são proibidos-Atividades com propulsão mecânica não podem entrar nos Jogos Olímpicos. Então, apesar do automobilismo ser reconhecido como esporte, não possui os critérios para participar da competição, já que os carros são movidos a motores. O mesmo acontece com os mind sports, esportes da mente, como o xadrez.
Quem vai sair-Para que um esporte entre nos Jogos Olímpicos, alguma modalidade precisa sair. O Comitê Olímpico Internacional está sempre revisando a lista de esportes, analisando quais podem render mais engajamento com os fãs e, é claro, investimento de patrocinadores ou da mídia. Por isso, há um esforço político por parte das federações internacionais para manter seus esportes na competição.
Em 2020, o COI permitiu pela primeira vez na história que o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio incluísse novas modalidades sem a exclusão de nenhuma. Porém, os novos esportes são exclusivos do Japão, e não deverão ser repetidos na próxima edição Olímpica.
Por que o futsal não faz parte dos Jogos Olímpicos-a exigência do Comitê Olímpico Internacional para incluir o futsal é que a FIFA permita atletas com mais de 23 anos de participarem dos Jogos Olímpicos. No entanto, a FIFA entende que essa decisão iria diminuir a importância da Copa do Mundo. Outro fator é que o Mundial de futsal é disputado nos mesmos anos dos Jogos Olímpicos, e a FIFA não estaria disposta a alterar a data. O esporte possui todos os critérios para fazer parte da competição, mas esse embate político impediria a sua entrada.
Novos esportes em Tóquio 2020-Os Jogos Olímpicos de Tóquio vão trazer seis novidades. Caratê, skate, escalada e surf vão participar pela primeira vez da competição. Baseball retorna aos Jogos junto da sua versão feminina, o softball. Outra estreia importante dentro do esporte basquete é a disciplina 3×3.
Resposta:Porém, mesmo que um esporte atenda a esse requisito, o esporte pode não ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos, pois o número de esportes não pode ser muito grande, já que aumentando o número de esportes olímpicos, aumentaria também o número de atletas, o que poderia tornar inviável a organização de uma Olimpíada ...
Explicação:
mana até eu sei brink´s sdds