Por que algumas vezes é possível ver a lua de dia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eventualmente notamos que é possível ver a lua durante o dia. Em algumas vezes pela manhã, em outras pela tarde. Mas como isso ocorre? Ela não deveria ser vista da Terra apenas durante a noite?
Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol.
Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite. Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo.
Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente.
Resposta:
Na verdade, ela sempre pode ser vista de dia, com exceção de dois dias do ciclo lunar. Dos 29,5 dias que constituem o ciclo, só não podemos vê-la nas fases de lua cheia e de lua nova. Isso porque, na nova, ela fica entre a Terra e o Sol (mas sem bloqueá-lo, como em eclipses), então seu lado voltado para nós não recebe luz e não aparece. Na cheia, ela não é vista, porque ainda está abaixo do horizonte quando escurece: só nasce quando o Sol se põe, e se põe quando ele nasce. Fora isso, conseguimos vê-la de dia, nem que seja só por algumas horas.
Explicação: