Por que algumas doenças provocadas por vírus não atacam a mesma pessoa mais de uma vez?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças infecciosas estão presentes no ar, na água e no solo, com os quais interagimos constantemente em nosso cotidiano.
O sistema imunológico é a primeira linha de defesa do corpo contra agentes externos. Ele nos protege contra vírus, bactérias e microorganismos que poderiam facilmente nos matar se não o tivéssemos em perfeitas condições.
Em seu funcionamento, intervêm diferentes fatores que tornam seus mecanismos mais ou menos eficazes para neutralizar esses ataques.
A imunidade é um mecanismo de defesa do organismo. Interações com patógenos causam reações antígeno-anticorpo, o que constitui uma barreira defensiva contra infecções.
Quando o mesmo vírus ataca o corpo novamente, o sistema imunológico reconhece o vírus e age aplicando o mesmo mecanismo de defesa, assim as doenças não consiguem atacar as pessoas mais de uma vez. Porém isso não acontece com tudos vírus, bactérias e outros microrganismos porque alguns deles sofrem mutações geneticas, e toda vez que invadem não é reconhecido pelo organismo.
Explicação: