História, perguntado por nmarcelino264, 10 meses atrás

Por que Alexandre O Grande se tornou o conquistador tão conhecido e admirado?

Soluções para a tarefa

Respondido por Juliaerrorgacha1
3

Resposta:

Explicação:

2 EDUCAÇÃO DE ALEXANDRE, O GRANDE

Alexandre teve o privilégio de ser aluno de dois grandes nomes de sua época, um era o seu próprio pai, Filipe, e o outro era ninguém menos que um dos nomes mais influentes da história, o filósofo Aristóteles.

Filipe sabia do grande valor da educação e que se quisesse construir algo realmente grandioso (leia-se algo como um império duradouro), deveria zelar pela educação dos seus herdeiros, o que tinha justamente Alexandre no centro.

2.1 FILIPE II ENSINA GUERRA E POLÍTICA A ALEXANDRE

O rei Filipe era um visionário e exímio observador. Observou bem o movimento do mundo ao seu redor para compor um poderoso e versátil exército que Alexandre comandaria brilhantemente.

Duas grandes inspirações para a criação do moderno exército de Filipe II teriam sido as falanges gregas (vistas por muitos como o melhor exemplo de infantaria da época) e um grupo de mercenários que anos antes havia feito o maior estrago no império persa.

As falanges gregas eram notoriamente populares, principalmente depois das Guerras Médicas, quando os gregos expulsaram os persas após batalhas lendárias, como as de Maratona (490 a.C.) e Termópilas (480 a.C.).

Os mercenários, eternizados no livro Anábase de Xenofonte, ficaram conhecidos em A Retirada dos 10 Mil, que conta a extraordinária história do retorno de 10 mil mercenários gregos que acabaram presos dentro do maior império da época, o da Pérsia, após o seu contratante ser morto.


nmarcelino264: Pode resumir? ;-;
Perguntas interessantes