Por que a Venezuela não tem como obrigação obedecer o pacto de Letícia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sete países da América do Sul, entre os quais o Brasil, assinaram nesta sexta-feira, 6, na Colômbia, o Pacto de Letícia pela Amazônia, um acordo de cooperação para a proteção da região e o seu desenvolvimento sustentável. A iniciativa se dá em meio às polêmicas internacionais geradas pelos incêndios que assolam a floresta amazônica nas últimas semanas, em especial na parcela brasileira.
“É um dever moral dos nossos países cuidar da proteção de nossa casa comum”, afirmou o presidente da Colômbia, Iván Duque. “Só a boa vontade não é suficiente. Ações são requeridas para assegurar o bem-estar às futuras gerações”, disse o presidente do Peru, Martín Vizcarra.
“Precisamos fazer uma profunda reflexão e recuperar a experiência dos indígenas de viver em paz com a mãe natureza. A mãe terra pode existir sem o homem, mas o homem não pode existir sem a natureza. Sabemos de onde vem o dano ao meio ambiente e à biodiversidade causado pelo aquecimento global”, afirmou o presidente da Bolívia, Evo Morales.
O Brasil foi representado pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Também assinaram o pacto os presidentes do Equador, Lenín Moreno, e do Peru, Martín Vizcarra, o vice-presidente do Suriname, Michael Adhin, e o ministro dos Recursos Naturais da Guiana, Raphael Trotman. A amazônica Venezuela não foi convidada para o encontro, organizado pelos governos da Colômbia e Peru.