Por que a vacinação causaria uma revolta?
Soluções para a tarefa
Explicação:
A causa principal da REVOLTA DA VACINA foi, sobre tudo, o modo como foi implantada a campanha da vacinação obrigatória. A campanha em si foi idealizada pelo sanitarista Osvaldo Cruz, que foi empossado Diretor Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro, na época capital Federal.
Resposta:
A Revolta da Vacina foi uma das revoltas populares na época da República Velha (1889-1930).
Como o Rio de Janeiro era a capital na época, o prefeito da cidade Pereira Passos queria fazer uma reforma geral na cidade, pois ela ainda tinha aspectos de uma cidade colonial, com ruas estreitas, muitas vielas, e sem saneamento básico. Então ele começou com a política do "Bota abaixo", derrubando todos os cortiços, que eram grandes casarões que a população mais pobre vivia, e ficavam no centro da cidade. Então ele começa a construir grandes ruas e avenidas, se inspirando na arquitetura europeia (principalmente francesa), pois a Europa estava passando por um momento de paz e prosperidade (Belle Époque).
Mas a reforma no Rio ainda não tinha acabado, com isso, ele pede auxílio para o sanitarista Oswaldo Cruz, pois na época, no Rio existia várias doenças, como febre amarela, varíola, gripe espanhola, etc. Então eles começam uma campanha de vacinação pública, vacinando todos os habitantes da cidade. Mas como a população não tinha nenhuma informação, eles não deixavam os médicos sanitaristas os vacinarem, pois a vacina ainda era algo novo na época, então a população não sabia direito o que era aquilo, então eles começam a confrontar com os médicos, policiais e até o exército brasileiro. Consequências: reação com violência por parte da população; prédios e lojas atacados e depredados; parada do transporte público devido a retirada dos bondes dos trilhos, e o governo suspendeu a vacinação obrigatória e o Rio de Janeiro acabou tendo vários surtos de várias doenças.
Espero ter ajudado ❤