Por que a uma determinada temperatura ocorre a desnaturação de uma enzima?
Soluções para a tarefa
Primeiro de tudo desnaturação é sua inativação i isto é um processo IRREVERSÍVEL. Ocorre pois todas as enzimas (exceto as ribozimas) são formadas por proteínas que são formadas por aminoácidos e estes são termosensíveis (lábeis) a uma dada temperatura. É o que acontece com a clara do ovo que é a parte proteica.
enzima perde 20% de sua atividade original quando incubada por 40 minutos a 55oC. Note que quanto maior a temperatura de incubação, mais rápido é o processo de desnaturação térmica.
No processo de desnaturação térmica, a estrutura terciária se desfaz pois a proteína perde interações NÃO-COVALENTES. Não há quebra de ligações peptídicas; com o aumento da temperatura rompem-se ligações de hidrogênio, interações eletrostáticas e hidrofóbicas. Como as ligações de hidrogênio são estabilizadoras de estruturas secundárias, estas também podem ser perdidas durante o processo de desnaturação térmica.
Para muitas enzimas, o processo de desnaturação térmica é irreversível. O tempo de incubação da proteína numa determinada temperatura pode acelerar o processo de desnaturação térmica e definir se o mesmo será reversível.