Por que a temperatura do metal não aumenta enquanto ele está fundindo?.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O ato de fundição é uma mudança de fase da matéria, nesse caso é do sólido para o líquido (fusão), daí vem a palavra fundição.
Antes de entender o porque a temperatura se mantém constante durante a mudança de fase, temos que entender o que é temperatura e como variar ela em um corpo.
A temperatura é uma grandeza que define o grau de agitação das moléculas. Quanto maior a temperatura, maior é a agitação das moléculas de um corpo.
Para aumentar a temperatura de um corpo, devemos fornecer calor para esse corpo, a partir do momento que o calor incidir no corpo, ele atuará como calor sensível, que é um calor que afeta a temperatura do corpo, ou seja, afeta o grau de agitação das moléculas.
Por que a temperatura fica constante quando um corpo muda de fase?
Quando um corpo muda de fase, suas moléculas começam a se separar. Toda o calor que é fornecido a esse corpo, a partir do momento que ele incidir no corpo, vai atuar agora como calor latente. Esse tipo de calor apenas rompe as ligações entre as moléculas, não alterando o seu grau de agitação, portanto não aumenta nem diminui a temperatura.
Quando a mudança de fase acaba, o mesmo calor que está sendo continuamente fornecido volta a atuar como sensível, logo volta a afetar na temperatura.