Por que a taxa de ocupação populacional da Antártida é tão baixa?
Soluções para a tarefa
Resposta:As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território. Entre os principais empecilhos estão: a altitude média é de cerca de 2 mil metros; os ventos atingem velocidades de até 200 Km/h; é o lugar que apresenta as menores médias de temperatura do planeta (com temperaturas inferiores a 0 °C no verão, e 80 °C negativos no inverno).
Explicação:
Resposta:
A Antártida, também chamada de Antártica, possui aproximadamente 14,1 milhões de quilômetros quadrados de extensão, no entanto, no período de inverno, essa área pode chegar a 26 milhões de quilômetros quadrados em razão do congelamento da água ao redor. Esse continente possui 98% de sua área coberta por uma camada de gelo, com espessura de 2 quilômetros e volume de 30 milhões de quilômetros cúbicos. É uma área de fundamental importância, pois nela estão presente 70% das reservas de água doce (em geleiras) do planeta e seu derretimento altera diretamente o nível dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental.
As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território. Entre os principais empecilhos estão: a altitude média é de cerca de 2 mil metros; os ventos atingem velocidades de até 200 Km/h; é o lugar que apresenta as menores médias de temperatura do planeta (com temperaturas inferiores a 0 °C no verão, e 80 °C negativos no inverno).
Mesmo com todas essas condições adversas, a Antártida é habitada por uma média de 4 mil pessoas durante o verão e 800 pessoas durante o inverno, sendo todos eles pesquisadores de 27 países diferentes, que possuem base científica no continente. O Brasil é uma das nações que realizam pesquisas com fins pacíficos nesse continente, com a base Comandante Ferraz.
Explicação: