História, perguntado por matheussouzaq551, 1 ano atrás

Por que a revolução gloriosa é considerada burguesa ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Fatson
2
A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688, foi o último episódio de consolidação da Revolução burguesa no país. Ao contrário da Revolução Puritana, ela não se deu como uma guerra civil, sendo realizada como uma substituição política para atender ao desenvolvimento do processo histórico de fortalecimento burguês.

Após a morte de Oliver Cromwell, houve a Restauração Monárquica dos Stuart. Carlos II, filho do decapitado Carlos I, subiu ao trono e governou entre 1660-1685.  Seu reinado, que se tornou possível pela ação da alta burguesia inglesa e da aristocracia, foi caracterizado pela rápida expansão do comércio e da indústria, além do estímulo à ciência e à realização de uma reforma educacional.

Carlos II fora ainda educado na corte francesa de Luís XIV, sendo adepto do catolicismo e do absolutismo, o que lhe traria alguns problemas, pois tais posições o iriam colocar em choque contra as classes dominantes inglesas. A principal manifestação dessa indisposição foi a divisão do Parlamento entre dois partidos: o partido Whig, formado por burgueses liberais defensores da supremacia do Parlamento em relação ao rei e contrários aos Stuart, e o partido Tory, formado pela aristocracia conservadora e absolutista, partidária dos Stuart e do anglicanismo

Perguntas interessantes