Por que a revolução de 1932 contra Getúlio Vargas denominou-se Constitucionalista?
Soluções para a tarefa
Respondido por
228
A Guerra Paulista, outro nome pelo qual é conhecido este mesmo evento, objetivava derrubar o governo de Vargas através da convocação de uma Assembléia constituinte, dái o nome atribuído de "Constitucionalista"<br />Esse movimento foi desencadeado pelos paulistas após estes verem que seu candidato eleito não viria a ocupar po cargo, e os interesses do governo estabelecido por Vargas iam contra os seus próprios interesses.
Respondido por
71
A Revolução de 1932 era Constitucionalista pois Vargas havia chegado ao poder por meio de um Golpe de Estado - portanto, fora da esfera da legalidade.
Nas eleições presidenciais de 1930 Vargas foi derrotados nas urnas por seu grande rival, Júlio Prestes, o representante das elites paulistanas, e afirmando terem sido as eleições fraudadas organiza um golpe militar - a Revolução/Golpe de 1930 - e assume, à força, o poder.
Ser contrário a Vargas podia ser rotulado, então, de ser favorável à Constituição, de modo que aqueles que o tentaram depor usaram como justificativa ideológica o fato de defenderem a Constituição.
Mais sobre a Era Vargas em:
https://brainly.com.br/tarefa/6872454
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás