Por que a República da Tcheca , a Estônia e a Polônia têm os melhores índices de IDH entre as ex-nações socialistas da Europa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A queda do antigo regime político proporcionou um intenso fluxo de turistas, que têm como principal destino a capital nacional, Praga. Declarada patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), a cidade consiste em um grande centro cultural do continente europeu, abrigando exemplares da arquitetura gótica e barroca.
Além do turismo, a agropecuária impulsiona a economia, com destaque para a produção e exportação de trigo. Outros cultivos são: beterraba, batata e cevada; a pecuária é desenvolvida através de rebanhos bovinos, suínos e caprinos. O setor industrial está em constante desenvolvimento, apoiando-se nos seguintes segmentos: siderurgia, metalurgia, automóveis, alimentício, bebidas e eletrodomésticos. O país é membro da União Europeia (UE), e a maioria das exportações são destinadas ao bloco.
A República Tcheca possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto. O país tem apresentado constantes evoluções nos indicadores sociais: a subnutrição atinge menos de 5% da população; a taxa de mortalidade infantil está entre as menores do planeta: 4 para cada mil nascidos vivos; todos os habitantes acima de 15 anos são alfabetizados.
Explicação: