Geografia, perguntado por thiagolenda29, 1 ano atrás

Por que a região Nordeste sempre foi a que mais perdeu pessoas no decorrer de nossa história?

Soluções para a tarefa

Respondido por Lucky17
10
  • Porque a agricultura é péssima,  já que a terra é árida, a falta de desemprego é alta, a educação e a tecnologia são muitas fracas, e então as pessoas começaram a sair da região para outros lugares e procurar um vida melhor.
  • E ainda muitas pessoas saem da região Nordeste, para tentar uma vida melhor, geralmente vão a região Sudeste, em São Paulo ou Rio de Janeiro.

Lucky17: Espero ter ajudado, eu não copiei de nenhum lugar, apenas a cerca de meu conhecimento, respondi-la. Então não me denuncie por nenhum motivo, e se eu for digna de receber a coroa de melhor resposta, eu ficaria muito agradecida.
Respondido por pietrovillar
2

Resposta:

Após o declínio da cana-de-açúcar, o Nordeste acabou perdendo o posto de região concentradora de poder e riquezas, mas os engenhos de cana acabaram deixando um legado de práticas políticas que resistem até os dias atuais, com a imposição de interesses de famílias tradicionais e grupos ligados ao agronegócio, envolvendo a concentração de terras e de riquezas. Apesar de a seca ter causas naturais, seus efeitos são agravados pela “indústria da seca”, que corresponde aos interesses das oligarquias locais, aumentando a concentração de renda e perpetuando práticas como o coronelismo.

Durante o ciclo da borracha ocorrido na Amazônia, ao final do século XIX, a região Nordeste começou a conhecer uma das suas características mais marcantes: uma área de repulsão populacional. Centenas de milhares de nordestinos, em sua maioria fugindo do flagelo da seca, dirigiram-se para as zonas de extração do látex, em especial nos estados do Pará e Amazonas.

Como o Sul e Sudeste passaram a concentrar as atividades econômicas mais relevantes e as principais decisões políticas de âmbito nacional a partir de meados do século XIX, coube ao Nordeste a manutenção de uma realidade agrária, com forte atraso econômico e estrutural.

Explicação:

Perguntas interessantes