por que a região dos bálcãs gerava tensão entre os países europeus ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Posteriormente a própria Liga Balcânica lutou contra si mesma. A Bulgária fez um ataque preventivo contra os sérvios e gregos, que aspiravam as conquistas búlgaras, entretanto os búlgaros foram infelizes com essa posição. A Romênia, até então neutra na situação, ocupou o território búlgaro de Dobrudja e os otomanos aproveitaram a ocasião para reconquistar Andrinopla.
Explicação:
Resposta:
Aproveitando-se do adiantado processo de desintegração do Império Turco-Otomano, os pequenos reinos balcânicos quiseram apropriar-se das províncias macedônias, procurando com isso se fortalecer contra seus vizinhos rivais.
Assim, no último quartel do século XIX, a Península Balcânica foi agitada por várias disputas territoriais, que implicaram em sucessivas intervenções das potências para pacificar essa importante área estratégica no comércio com o Oriente.
Reunidos em coligações, (Ligas Balcânicas), os pequenos reinos procuraram livrar-se do domínio estrangeiro, proclamando sua independência entre 1911 e 1913.
Tavia, os diversos grupos étnicos, centrados em seus movimentos nacionalistas, não conseguiram chegar a um acordo quanto à fixação de suas fronteiras. Isso aconteia, principalmente, com a Sérvia, que não escondia seus planos para retomar a região vizinha da Bósnia-Herzegovina, dominada pelo Império Austro-Húngaro, desde 1908.