História, perguntado por janj, 1 ano atrás

por que a politica de Campos Sales era excludente e centralizadora?

Soluções para a tarefa

Respondido por masdsantiago
1
JanJ.
Acabei de responder isso para outro aluno aqui.
Caso isso seja questão de prova, responda modificando o texto para evitar que a sua resposta fique igual a do seu colega, no caso de estudarem na mesma escola, Ok?

É o seguinte:
Campo Sales implantou a Política do café com leite. Essa politica passou a chamar-se assim, devido porque ele alternou o poder em apenas duas políticas (durante 4 anos mandava uma Oligarquia e nos outros 4, mandava a outra, depois voltava para a primeira e assim por diante). A saber, a "Política dos Governadores". Esta política de Campo Sales visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista (grandes produtores de café, aliás maior do país) e mineira (a maior produtora de leite e votos no país), executada na República Velha em sua e a partir da sua Presidência (1898-1902).

Então, respondendo as suas perguntas, aqui vai:

EXCLUDENTE:
Porque sua política, era voltada apenas para as Oligarquias cafeeira e leiteira, deixando de fora todos os outros Estados e segmentos da população do Brasil. Sendo assim,  essa política acabava excluindo todos os outros Estados da Federação das decisões e da vida política brasileira.

CENTRALIZADORA:
Porque concentrava o poder do país nas mãos de apenas dois Estados (Minas e São Paulo), os quais, decidiam a vida política de todo o país sem consultar a ninguém mais.



Perguntas interessantes