Por que a pirâmide de biomassa nos ecossistemas aquáticos mesmo sendo invertida, ainda assim é viável e se mantém estável?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A inversão da pirâmide ocorre porque a biomassa é relativa apenas àquele momento, não considerando a velocidade de reprodução do fitoplâncton, que é maior que a do zooplâncton, o que permite a sua rápida renovação.
Explicação:
A inversão da pirâmide ocorre porque a biomassa é relativa apenas àquele momento, não considerando a velocidade de reprodução do fitoplâncton, que é maior que a do zooplâncton, o que permite a sua rápida renovação. ... A pirâmide de energia indica a produtividade do ecossistema, considerando sempre o fator tempo.
Resposta:
As pirâmides de biomassa podem ser invertidas, ou seja, a biomassa de um nível pode ser maior que a do nível mais baixo. Isso ocorre em ecossistemas aquáticos, onde os produtores (fitoplâncton) possuem pouca biomassa, mas criam e se reproduzem em alta velocidade.
Pirâmides ecológicas são formas de representação usadas para mostrar como algumas características dos níveis tróficos, como energia ou biomassa, variam ao passar de um nível para outro.