Por que a partir da decada de 1930 o estado brasileiro atuou como principal responsavel pelos ramos da siderrurgia,da geração de energia e da construção de infraestruturas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde a primeira guerra mundial, quando os produtos que o Brasil dependia deixaram de ser vendidos devido ao esforço de guerra dos países industrializados, e quando os produtos que o Brasil exportava (café) deixaram de ser demandados devido à guerra, havia um processo inicial de substituição de importações que fazia com que o Brasil se industrializasse até certo ponto.
Em 1930 com o golpe de Getulho Vargas, que tinha uma agenda de alcaçar a auto-suficiência nacional, o governo autoritário do estado novo percebeu que para o país se tornar auto suficiente, ele precisaria internalizar diversos setores produtivos da indústria pesada que até então só se localizava nos países desenvolvidos. O governo, apesar de também propor planos para a agricultura, percebeu que a industrialização de toda a cadeia produtiva era fundamental para alcançar a autonomia nacional. No entanto, os investimentos necessários para se iniciar essa indústria pesada eram muito elevados, e o setor industrial privado (ligado à indústria leve dos agricultores e comerciantes de café) considerava isso muito arriscado e não tinha capital o suficiente para investir.
Dessa forma, o estado brasileiro comandado por Getulho vargas buscou criar essas indústrias que o setor privado não criava, de forma a tentar ter uma grande base industrial nacional pesada.
Os ramos de produção de máquinas e equipamentos, bem como siderurgia e construção de infraestrutura eram fundamentais partes dessa industria pesada. O Estado novo, no entanto, nunca foi capaz de completar a cadeia produtiva, não sendo capaz por exemplo de internalizar a produção de trens, ou mesmo a produção de carros.
Explicação: