Química, perguntado por evelimvitoria26, 8 meses atrás

Por que a pandemia é uma seleção natural mais eficiente para a espécie humana do que uma mudança climática ou uma limitação de recurso alimentício?​

Soluções para a tarefa

Respondido por lizandraantoniafreit
0

Resposta:

Charles Darwin, famoso pela sua teoria sobre a evolução das espécies, disse certa vez: “não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.”

Desde muito cedo a Teoria da Evolução das Espécies, através da seleção natural, me chamou a atenção. Sempre gostei de ler a respeito e observar as características que nos trouxeram até aqui.

Mas de uns tempos pra cá, comecei enxergar uma relação muito forte entre a Teoria da Evolução e empreendedores, empresas e startups. É impossível não fazer essa referência e eu vou explicar.

No reino animal – e nas empresas – a evolução nunca acontece numa única direção. A girafa de pescoço grande, como conhecemos, não foi a única opção evolutiva. Foi a que deu certo. Dezenas de outras alternativas falharam para as girafas primitivas. Mas quando uma hipótese evolutiva se mostrou viável, a vida seguiu naquela direção.

As girafas precisavam alcançar as folhas verdes do alto das árvores nos tempos de seca. Eram as únicas que restavam. Era fator de vida ou morte. Então, o caminho viável foi a evolução do tamanho do pescoço. Para os elefantes, de maneira diferente, o que funcionou foi um crescimento desproporcional do nariz. A tromba é usada especialmente para alcançar as mesmas folhas que as girafas buscam.

Nas empresas, tudo acontece do mesmo jeito. Para dar o próximo passo, inúmeras hipóteses serão testadas e a imensa maioria vai falhar. Mas a hipótese que responder como verdadeira, guiará a companhia para um patamar acima.

Porém, assim como no caso da girafa e do elefante, empresas são organismos distintos. Nem tudo o que funciona para uma, funciona para a outra. E a validação das hipóteses é o que determina o futuro do negócio.

Posto isto, é importante perceber que a evolução não acontece por acaso. Ela surge de uma necessidade vital de mudança e adaptação. Ou seja, ela parte do forte desejo de seguir em frente.

No estágio em que estamos, com o mundo de cabeça pra baixo, com coisas novas acontecendo a cada minuto e novos padrões sendo desenhados, a velocidade da evolução precisa ser imensa.

Nunca foi tão importante testar hipóteses. Dezenas, centenas de hipóteses até encontrar o caminho. E é a capacidade de fazer isso muito rápido que torna as startups mais adaptáveis aos novos modelos do que as empresas tradicionais.

Só que diferente do que acontece com os seres vivos, onde a evolução leva milhares e até milhões de anos, na “nova economia” ela precisa acontecer todos os dias. Afinal, mercados inteiros estão sendo disruptados 2 ou 3 vezes numa mesma década.

E, nessa velocidade, a melhor forma de evoluir é aprender com quem está fazendo isso neste exato momento. Isso diminui os esforços, reduz tempo, aumenta as chances de seguir na direção correta.

Para ajudá-lo com isso, criamos um “marco evolutivo” chamado Programa Exponencial de Retomada. Um programa online, ao vivo, focado exatamente naquilo que o gestor, empresário e empreendedor precisa fazer neste exato momento.

Assim como na evolução das espécies, nem todas as empresas conseguirão vencer essa crise. Mas o Programa Exponencial de Retomada pode oferecer ferramentas e conhecimento útil e prático para que suas chances sejam muito maiores.

O Programa dura 3 dias, com 3 horas de aulas ao vivo, online e interativas por dia. Depois disso, iniciam-se as sessões de mentoria semanais, ao longo de 4 semanas. Tudo isso para ajudá-lo a superar os momentos desafiadores de hoje.

Vamos falar sobre 8 pontos cruciais que vão ajudá-lo a preparar a retomada: Gestão de Crise, Retenção e Aquisição de Clientes, Estratégias de Vendas Online, Fluxos Financeiros, Engajamento de Pessoas, Novos Padrões de Consumo, Novos Modelos de Negócios e Ponto de Virada.

Perguntas interessantes