História, perguntado por rafacharlotte, 7 meses atrás

por que a palavra miscigenação pode ser usada para descreve povo brasileiro​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lorinhocabrall2016
5

Resposta:

Miscigenação ou mestiçagem significa a mistura de elementos de diferentes etnias, religiões, arte, e que vão originar um terceiro elemento.

A miscigenação é uma das características marcantes do povo e da cultura brasileira. No entanto, ao longo do tempo, este conceito foi aproveitado por várias ideologias para justificar as qualidades ou os defeitos do País.

Miscigenação étnica

A miscigenação étnica acontece entre pessoas que não possuem as mesmas características de biotipo físico.

Não devemos usar a palavra “raça” para se referir a este fenômeno, pois para os seres humanos só existe uma raça: a humana. Atualmente, prefere-se empregar o termo “etnia” para diferenciar os distintos grupos humanos.

Para fins de estudo, a humanidade é dividida em três grandes grupos étnicos: brancos, negros e amarelos. Neste último, estão incluídos os indígenas.

Miscigenação

Crianças de diferentes etnias

Haverá miscigenação, por exemplo, quando um(a) negro(a) e um(a) branco(a) gerarem um(a) filho(a). Por isso, não se considera miscigenação quando duas pessoas com a mesma cor da pele, mesmo que pertençam a nacionalidades diferentes, gerem outro indivíduo.

É importante destacar que etnia não se confunde com nacionalidade. Por exemplo: qual será a etnia do filho de um alemão e uma sueca (ou vice e versa)? Sabemos que a maioria dos alemães e suecos é branca, mas o que dizer daqueles que são imigrantes, porém possuem a nacionalidade alemã ou sueca? Assim, o conceito de nacionalidade é mais abrangente que o de etnia.

A miscigenação do povo brasileiro

Pela sua formação histórica, o Brasil é um país miscigenado cultural e etnicamente.

Os portugueses, que eram brancos, tiveram filhos com índias e negras. Por sua vez, os negros também se uniram com indígenas.

Os filhos nascidos dessa união foram classificados pelo tom da pele como mulatos, cafuzos e caboclos. Cada uma dessas uniões, posteriormente, receberiam outros nomes.

Isto gerou uma sociedade onde a cor da pele determinava o lugar que o indivíduo ocupava.

Perguntas interessantes