Por que a ordem mundial bipolar não é adequada para o mundo atual?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética emergiram como superpotências e passaram a disputar a hegemonia global.
Essa disputa, que - em razão do não enfrentamento dos dois países no campo militar - ficou conhecida como Guerra Fria, resultou em um mundo bipolar, ou seja, com dois polos de poder.
De um lado, estavam os Estados Unidos, de economia capitalista, liderando um bloco de países também capitalistas. De outro lado, o mesmo acontecia com a União Soviética, mas com uma economia socialista e aliados também contrários ao capitalismo.
Durante mais de 40 anos, essa oposição foi dominante no cenário internacional, e isso fez com que os conflitos internos e interesses dos demais países também estivessem submetidos à lógica do mundo bipolar.
O resultado disso, na prática, levava ao alinhamento quase obrigatório com uma das duas superpotências.
Essa organização mundial manteve sua força até meados dos anos 1980, mas passou a dar sinais de deterioração com a queda do Muro de Berlim, em 1989, que resultou na reunificação da Alemanha e na dissolução da União Soviética, em 1991.