História, perguntado por iarleyribeiro1, 4 meses atrás

Por que a nossa independência como nação não foi considerada completa?

Soluções para a tarefa

Respondido por fatagliavini1
1

Resposta:

Após o reconhecimento português, várias outras nações da Europa e da América foram impelidas a realizarem o mesmo gesto político. Com isso, o Brasil poderia estabelecer negócio com outras nações do mundo através da assinatura de acordos e o estabelecimento de tratados de comércio. Nesse aspecto, a Inglaterra logo se apressou para que o governo brasileiro reafirmasse as taxas aduaneiras dos tratados de 1810.

Logo em seguida, os ingleses pressionaram politicamente o Brasil para que o tráfico de escravos fosse expressamente proibido até 1830. Contudo, mediante o interesse dos grandes proprietários, Dom Pedro I não se mostrou disposto a resolver essa questão. No fim das contas, a questão do escravismo se arrastou até os fins do século XIX, quando a princesa Isabel finalmente aprovou os termos da abolição.

Em 1828, Dom Pedro I estabeleceu uma política livre-cambista ao estender a taxa alfandegária de 15%, anteriormente exclusiva aos ingleses, a todas as demais nações do mundo. Por fim, essa medida se instituiu como um novo obstáculo para a modernização da nossa economia. Ao longo de sua trajetória, o governo imperial se viu obrigado a contrair vários empréstimos que supriam a demanda interna por produtos industrializados.


iarleyribeiro1: Obrigado!
iarleyribeiro1: Me da só um resumo da resposta por favor
iarleyribeiro1: Não cabe tudo nas linhas
iarleyribeiro1: Fico agradecida
fatagliavini1: copia o 1 paragrafo
fatagliavini1: ok?
iarleyribeiro1: Certo
iarleyribeiro1: Obrigado
Perguntas interessantes