Por que a mineração é uma atividade tão nociva ao meio ambiente? Explique sua resposta. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
pois quase sempre o desenvolvimento dessa atividade implica supressão de vegetação, exposição do solo aos processos erosivos com alterações na quantidade e qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, além de causar poluição do ar
Explicação:
Resposta:
É uma atividade primordial ao desenvolvimento de uma sociedade, a mineração está associada a diversos impactos ambientais negativos. Quando feita sem planejamento e sem fiscalização, pode provocar graves danos ao meio ambiente. Quando a atividade é realizada de maneira irregular, podem ocorrer problemas como poluição e contaminação dos recursos hídricos, poluição e contaminação dos solos, poluição do ar, possíveis áreas degradadas, transtornos à população da região, alteração da geologia da área devido à abertura de cava para exploração, favorecimento de erosões (voçorocas e assoreamentos), perda da vegetação, fauna comprometida, dentre outros.
Explicação: Veja a seguir os principais impactos ambientais no Brasil provocados pela mineração de acordo com cada minério, segundo o Ministério do Meio Ambiente:
Minério - Impacto ambiental
Ferro - As regiões de extração de ferro possuem barragens (áreas de contenção de resíduos minerais) antigas, podendo ser rompidas e poluição das águas superficiais.
Ouro - Uso inadequado de mercúrio na fase de concentração do ouro, rejeitos ricos em arsênio, emissão de mercúrio na queima de amálgama.
Carvão - Contaminação dos recursos hídricos tanto das águas superficiais quanto das águas subterrâneas.
Zinco - Barragem de contenção de rejeitos em péssimo estado de conservação.