História, perguntado por rairafrancoise, 1 ano atrás

por que a metrópole portuguesa
impedia o desenvolvimento económico da colonia proibindo por exemplo a instalação de industrias no Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por vanilcecarvalh
32
Esse impedimento estava diretamente relacionado ao pacto colonial, onde a colonia só podia comprar e vender  exclusivamente da e/ou para a metrópole e se a colonia se desenvolvesse e se tornasse autônoma se pudesse escolher para quem vender e de quem comprar  a metrópole não teria garantido seus lucros. 
Respondido por falarodrigo
2
Prezada,

Isso ocorria em razão de que as indústrias permitiam o aumento da produção, estimulando o comércio e o desenvolvimento regional, o que contrariava os objetivos de estimular uma balança comercial favorável à metrópole.

Essas regiões recebiam forte controle estatal, de modo que a livre iniciativa econômica era restringida,havendo a prevalência dos monopólios, de maneira que era mais importante estar bem relacionado com os reis e outros poderosos do que se preocupar com a qualidade dos seus produtos ou com as estratégias de negócio. Com isso, o rei concedia a uma ou outra pessoa o monopólio sobre a venda de um determinado produto na colônia. Esses "favorecidos" cobravam preços muito altos por não terem concorrentes e a população era quem sofria.

Nesse modelo de invasão / colonização houve uma maior estímulo ao pacto colonial, através do qual as colônias produziam apenas produtos primários destinados à exportação e os produtos manufaturados eram comprados da metrópole. Desse modo, com a imposição de monopólio e protecionismo garantia-se o fluxo de recursos financeiros sempre favorável à potência colonizadora.

Não havia liberdade para discutir as ideias e os projetos políticos, bem livre iniciativa para operar no mercado econômico. A economia, em grande parte, era dominada por pessoas que se beneficiavam da situação injusta e a competição desleal no campo econômico.

Desse modo, o Brasil e muitos outros países da América, ao se tornarem independentes, mantiveram a cultura do monopólio, do uso do poder para defender interesses particulares em detrimento da sociedade como um todo, bem como evitando a efetiva inclusão das camadas populares do processo político-decisório, dentro da lógica do "manda quem pode, obedece quem tem juízo".

Para demonstrar esse tipo de posicionamento, saiba que havia leis proibindo meu Estado, o Rio Grande do Norte, de produzir sal (hoje o RN é responsável por produzir mais de 95% desse produto no Brasil).

Essa substituição da metrópole pelas elites locais, sem alteração da estrutura social, é uma característica que dará origem ao caudilhismo e à monarquia brasileira, bem como a república das espadas.

Outro resultado desse processo está no uso do dinheiro público de maneira despreocupada pelos governantes, muitas vezes de modo contrário às necessidades da população, estimulando, inclusive, em práticas como o desvio de verbas para uso particular (o roubo aos cofres públicos).

Sugiro, para complementar essa explicação, que veja o vídeo " Guerra de Canudos - filme completo ", facilmente encontrado no you..tube, bem como ler o livro " Os Sertões ", de Euclides da Cunha .

Bons estudos!
Perguntas interessantes