História, perguntado por brabrani232, 10 meses atrás

Por que a maioria dos incêndios, acabam saindo do controle e causando muitos danos e destruição? Explique​

Soluções para a tarefa

Respondido por isahsummer14
0

Resposta:

O homem é o principal causador dos incêndios florestais, porque a maioria deles ocorre em decorrência de alguma atividade humana.

"No Brasil, a maior parte dos incêndios florestais tem como causa uma ação humana direta, exceções apenas aos raios e estradas de ferro, onde somando os percentuais desses dois fatores, anualmente, chegamos ao máximo em 3%. Conhecer essas causas é importante e fundamental para se traçar os planos preventivos, pois é sobre as causas que devem repousar as ações (SOARES, BATISTA e SANTOS, 2005)."

As causas mais frequentes dos incêndios florestais são:

Práticas Agropastoris - São resultantes da queima para limpeza de terrenos para fins florestais, agrícolas ou pecuários.

Pastoreio - O uso milenar do fogo para renovação de pastagens e para o controle fitossanitário de pragas e ervas daninhas.

Fogueiras em Áreas de Visitação Pública - Um grande número de incêndios florestais é causado por excursionistas, trabalhadores rurais, caçadores, lenhadores que têm a necessidade de acender fogueiras nos campos e florestas, mas ao deixarem o local, não têm o devido cuidado de apagar, total e corretamente, o fogo.

Incêndios Intencionais - Pessoas ainda, infelizmente põem fogo nas florestas, campos, pastagens e, principalmente, nas margens de vias públicas.

Fumantes - Grandes incêndios têm também suas origens na displicência e falta de precaução dos fumantes ao jogarem cigarros ou fósforos acesos na vegetação seca. A falta de manutenção (aceiros) nas estradas e vias públicas federais, estaduais ou municipais contribui, significativamente, com o aumento de incêndios florestais no país.

Linhas Elétricas - As redes de alta tensão que cruzam áreas de florestas são outros elementos a serem considerados. A falta de manutenção dessas redes pode resultar em sérios problemas, pois, ao cruzar estas áreas, o contato dos fios com a vegetação provoca faíscas, o que poderá ocasionar incêndios florestais.

Estradas de Ferro - As atividades das ferrovias, as faíscas dos trilhos, atritos etc., também, contribuem, direta ou indiretamente, para a ocorrência de incêndios.

Descargas Elétricas (Causa Natural) - Ainda que raros em ambientes de grandes tempestades ou precipitações bruscas, como na América Latina e parte oriental dos Estados Unidos, os raios podem ocasionar incêndios. Representam, aproximadamente, 2% deles.

Carvoeiros - Em alguns lugares do país, os queimadores de carvão causam incêndios nos campos e florestas porque, ao apagar as carvoarias, não tomam as devidas precauções para a total e correta extinção do fogo.

Pescadores e caçadores - Infelizmente ainda existem pessoas que se dedicam à pesca e caça noturna, utilizando lampiões, fogareiros, velas e outros materiais inflamáveis, sem os cuidados necessários, provocam, também, incêndios florestais.

Perguntas interessantes