Por que a maioria dos galões de água são feitos de plástico azul ou rosa?
Soluções para a tarefa
Resposta:Primeiro devemos lembrar que a cor que vemos num objeto depende da radiação da luz solar visível que o material desse objeto reflete (ou seja, não absorve). Um objeto visto como azul absorve todas as radiações do espectro solar, menos as azuis (as quais reflete). O mesmo vale para um objeto avermelhado: ele absorve todas as radiações mas reflete as vermelhas.
Sobre os galões, eles sempre devem ser conservados longe do calor e da luz solar pois essas fontes de energia podem "quebrar" moléculas orgânicas presentes no plástico do galão e também na própria água (cianobactérias), alterando o aspecto e conferindo sabor desagradável a essa água.
Potável ou mineral (que são águas extraídas direto do subsolo), a água sempre contém certa quantidade (inofensiva) de cianobactérias (que contém pigmentos para fazer fotossíntese). Sabe-se que a fotossíntese é realizada com maior eficiência quando o pigmento clorofila absorve as radiações próximas do azul e do vermelho; as radiações verdes quase não são absorvidas (por isso as plantas são verdes: elas refletem essa radiação). Assim, os galões nessas cores dificultam a realização da fotossíntese pelas cianobactérias, o que dificulta também sua multiplicação. Então, se os galões fossem verdes (como as plantas), as radiações azuis e vermelhas seriam absorvidas livremente, a fotossíntese seria facilitada, as cianobactérias se multiplicariam e formariam colônias que é aquele lodo verde que costumamos ver em águas paradas.
Explicação: