Por que a lei da anistia causa polemica ate hoje.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Trinta anos depois de promulgada no Brasil, a Lei 6.683, mais conhecida como Lei da Anistia, é considerada um dos mais importantes marcos do fim do regime militar (1964-1985). Porém, a polêmica envolvendo o acerto de contas com o passado do país continua mais viva do que nunca. Direto ao ponto: Ficha-resumo A Lei de Anistia foi sancionada em 28 de agosto de 1979. Ela beneficiou mais de 100 presos políticos e permitiu o retorno de 150 pessoas banidas e 2000 exiladas, que não podiam voltar ao país sob o risco de serem presas. O problema é que a lei também conferiu autoanistia para militares acusados de crimes de violação dos direitos humanos.
A Lei da Anistia permitiu o retorno dos exilados políticos da ditadura militar brasileira, mas inocentou os crimes de direitos humanos cometidos pelo regime.
Para isso, é preciso compreender de que maneira a Lei da Anistia causa polêmica com relação aos julgamentos dos crimes da ditadura.
Lei da Anistia e ditadura
A Lei da Anistia, assinada em 1979, permitiu que exilados, expulsos pela ditadura militar brasileira, retornassem ao país. Porém, ao mesmo tempo não permitiu que fossem realizados julgamentos acerca dos crimes cometidos pela ditadura militar.
Com isso, crimes como a perseguição política e a tortura jamais foram julgados, criando um clima de injustiça e descumprimento dos direitos humanos.
Para mais sobre a Lei da Anistia, leia: https://brainly.com.br/tarefa/242442
#SPJ2