Por que a Lei Áurea não significou de fato a liberdade dos negros no Brasil, percebida nos primeiros anos da República?
A) Manteve a escravidão na zona rural e libertou apenas os escra-vos dos centros urbanos.
B) Não priorizou uma política social de inclusão, pois esses tinham pouca chance de competir com os trabalhadores brancos e imi-grantes.
C) Revogou-se todas as leis do Império e com isso os negros voltaram à condição de escravos.
D) Na verdade, não houve problema de integração, pois o país sempre foi um exemplo de integração e diversidade.
E) A República herdou os problemas sociais do Império, mas pelo empenho da população estes foram resolvidos e os negros fo-ram integrados com sucesso ao mercado de trabalho.
Soluções para a tarefa
Resposta: B
Explicação:
Olá! Tudo bem?
Imagine-se naquela época, ainda em 1888. Está bem... A Princesa Isabel acaba de proclamar a Lei Áurea que "liberta" os escravos. Mas você acha que realmente uma mudança dessas acontece do dia para a noite?
Além, é claro, da Lei Áurea não estar relacionada com nenhum tipo de dó que a monarquia possa ter sentido dos escravos, e sim, na verdade, interesses políticos.
Os escravos não eram considerados seres vivos. Eram tratados como inferiores e não tinham nenhum tipo de direito humano. Então, é evidente que mesmo com uma lei de libertação, os homens brancos, patrões cheios de dinheiro, não iam aceitar pagar um salário para quem antes trabalhava de graça.
O Brasil sempre foi e continua sendo um cenário de preconceito, e precisamos mudar isso, porque enquanto criticamos a escravidão do passado, reflexos dela ainda são vistos atualmente.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!