Por que a intensidade da carga de prova ou de teste (qº) tem que ser muito maior em comparação coma intensidade da carga geradora?
Soluções para a tarefa
Com toda humildade(juro) rsrs eu acabei de fazer eletromag na física e, sinceramente não vejo razão pela qual isso possa ser verdade. O que a gente sabe é que as dimensões da carga tem de ser muito menor que a distância que as separa.
Mas pensando no que você perguntou, e sabendo que a interação entre duas cargas é via campo elétrico, parece ter um pouco de sentido(ainda que não seja condição para existir interação entre essas cargas através da força elétrica). Em eletrostática, lá quando usamos alei de Coulomb, a fórmula é válida desde que as cargas sejam pontuais, a distâncias entre elas seja muito maior que suas dimensões, as cargas estejam no vácuo e tudo parado(sem cargas em movimento).
Agora vamos pensar..
Se eu tiver uma carga geradora parada, de carga de valor fixo e uma carga de prova que eu possa movimentá-la, a vantagem tá na carga de prova, pois mudando seu valor eu posso ter uma força maior ou menor, caso eu diminua o valor da carga. É fato que cada carga gera um campo elétrico que é proporcional ao valor da carga que o está gerando e que a força elétrica depende intimamente do valor do campo. Assim, se eu tiver, por exemplo, uma carga geradora parada(estática) e uma carga de prova que eu possa move-la e eu quiser que uma sinta a outra através de uma força elétrica eu posso aproximá-las, porém se eu afastá-las muito a força vai diminuindo até ser desprezível, AGORA SIM é interessante que o valor(módulo) da carga seja maior que o da carga geradora.
Mas o que eu quero que você perceba é que, não é regra que a carga de prova seja maior que a geradora. Principalmente por que a interação elétrica entre elas, via campo através de uma força elétrica, depende do campo elétrico. Eu diria que o campo elétrico é muito mais fundamental que o módulo das cargas !!!